4 de janeiro de 2015

Casamento Literário

Para quem não sabe eu faço parte de um clube do livro maravilhoso, e eu e as meninas do clube montamos um blog intitulado Meg’s Army Book Club (lembra da Armada Dumbledore? Somos a Armada da Meg Cabot). Duas das Meg’s vão casar esse ano, e quando elas começaram a conversar e a mandar foto de buquês feito de páginas de livros, eu não resisti e fui correr atrás de material para fazer esse post! Eu não esperava encontrar muita coisa, achava que só escritores como a Tahereh Mafi tinham seus casamentos em livrarias com tema literário. Acontece que eu encontrei muito material, tive que fazer uma seleção de fotos e fazer montagens porque achei bem mais de cem lindas fotos! Confira: (não se esqueça que basta clicar na imagem para ampliá-la)


Começamos é claro com o pedido de casamento. Você chega em casa com diversas páginas espalhadas pelos cômodos (como se fossem pétalas de rosas), com mensagem românticas e um pedido. Diferente, não é mesmo?


O clássico de pedidos literários foi a aliança dentro do livro. Existe variação nos títulos selecionados (Jane Austen é bem romântico), mas sempre com a aliança dentro dele - eu recomendo dar um jeito de amarrar, porque é muito fácil abrir um livro, as alianças caírem, rolarem, e lá se vai o romantismo do momento. Eu acho que ia ser bem diferente receber um pedido assim, mas esse é um ponto em que não faço muita questão. Receber um pedido em Paris igual ao da Teca também não seria ruim. O que eu gostei foi dessa última imagem, com a almofadinha dentro do livro, e pensei: bem que a dama de honra podia levar as alianças assim até o altar, dentro do livro! Não é uma boa sacada?


Você já recebeu o convite, já se descabelou com a lista de convidados, contratou um buffet e agora precisa avisar aos convidados. Isso é algo que eu não conhecia e nunca vi no Brasil, mas lá fora existe o “save the date”, ou “salve a data”, onde você avisa seus convidados com certa antecedência a data do casamento (já que o convite você manda em uma data mais próximo da cerimônia). Isso é muito bom se você tem pessoas de fora, assim eles já são avisados e você começa a receber confirmação ou negativa dos convidados. A ideia maravilhosa que eles elaboraram para o “Save the date” foram marca páginas, com algumas informações básicas, outras com fotos dos noivos. Gostei do “você está reservado” como se o convidado fosse um livro em uma biblioteca. Eu adorei a ideia do marca página em casamento, eu vi alguns sendo usados como convite, mas achei meio “pobrinhos” demais para isso, como “save the date” ficou perfeito.


Agora vamos falar dos convites! Se você quer todo um casamento literário, e se esse é mais um capítulo maravilhoso nessa jornada a dois, porque não fazer do convite um capítulo da sua história. Como se fosse uma página arrancada do livro, o capítulo intitulado “o casamento”, fala um pouco sobre o casal e passa todas as informações necessárias para a cerimônia.


Você pode personalizar e fazer o seu capítulo da forma que quiser, uma ou duas páginas. Mas se achar que elas não são o suficiente, faça do seu convite um livro. Você pode oferecer informações básicas como o endereço, o mapa, as etapas da cerimônia, falar um pouco mais sobre a história do casal, opções de hospedagem na cidade (se vem muita gente de fora), e outras dicas úteis.


Eu acredito que aqui não é muito comum irmos na biblioteca, sem falar que hoje em dia é tudo computadorizado e eles quase não usam esses cartões. Contudo, na minha época de ensino fundamental, a biblioteca da escola usava cartõezinhos como os da foto. A ideia que eu mais gostei foi a da primeira foto, pois eles colocaram vários carimbos com datas antigas falando sobre o primeiro beijo, quando alguém graduou, formou, quando eles foram morar junto para no fim ter a data do casamento.


Para quem realmente é louca por livros e quer ter tudo em seus casamento associado a leitura, uma opção é o vestido feito com página de livro ou que imitam a sua textura. A qualidade da imagem infelizmente não está tão boa, mas eu simplesmente amei esse último vestido da foto. Ele é feito todo com páginas de uma cor mais amarelada, e até mesmo as folhas e flores que detalham o vestido são feitos de papel.


Agora começa uma das partes mais linda dessa postagem: os buquês. Eu confesso que eu olho, e olho mais um pouco, mas eu não consigo escolher a minha preferida. Cada uma tem um detalhe em específico que me chama a atenção e que me faz querer que esse seja o meu buquê.


Esses buquês são mais simples, apenas as flores feitas com páginas. O que eu gostei foi dessa segunda foto, uma flor de livro para o noivo usar na lapela e combinar com o buquê da noiva, um charme, não é mesmo?


Para quem achou as imagens anteriores muito sem cor, uma opção é utilizar páginas de livros e folhas coloridas para fazer um arranjo diferente. Você tem também a opção de pintar as páginas ou simplesmente utilizar outros elementos mais coloridos, como botões e fitas, para alegrar um pouco mais seu buquê.


Esse último arranjo com as pedrarias, enfeites e pérolas é um dos buquês mais lindos que eu já vi. Contudo, eu volto na primeira foto com todos aqueles outros buquês maravilhosos e já estou na dúvida novamente.


Um bolo literário também é uma ótima opção! Eu gostei muito das flores com escritos no primeiro bolo, deu um charme a mais e foi bem delicado. O segundo bolo tem escritos em todas as camadas, é uma opção que não me agradou tanto. Na terceira o bolo é em formato de livros com os noivinhos em cima, eu só achei esses livros coloridos demais, parece coisa de festa de criança. A segunda opção também tem escritos por todo o bolo e uvas em cima – não entendi essa das uvas. A última opção mostra os noivinhos e seu amor um pelo outro e pela literatura.


Essas são as opções de bolos que eu mais gostei, mas confesso que a minha preferência é pela foto maior. Gostei dos livros empilhados, mas diferente da ideia da foto anterior, eles estão com uma cor discreta e mais cara de livros. Achei bonitinho que em uma das lombadas tem o nome dos noivos e tem a data do casório.


Seus convidados estão chegando e logo do lado de fora você quer fazer algo que chame atenção para a temática da festa. Você tem a opção de placas para diversos mundos literários. Se você gostar de algum em específico, pode usar referências apenas desse universo, como é a placa do Harry Potter. Se seu casamento faz uso da temática, mas de um modo mais discreto, a placa: “assim é como nossa história começa” é uma boa pedida. Se você é louca por Jane Austen, você pede para que ele seja seu Darcy, que você será a Elizabeth dele. Por fim: “O felizes para sempre começa aqui”. Só placas fofas, não é mesmo?


Seus convidados estão chegando e ao invés de qualquer plaquinha comum de bem-vindo, tem uma linda máquina de datilografar com uma bela mensagem para recepcioná-lo, ou apenas um caloroso “bem vindo”. Além das opções da máquina de escrever, você pode fazer uma linda plaquinha de página de livros e escrever por cima dela.


Seus convidados chegam e uma ideia muito fofa que eu nunca vi por aqui são os “guest books” ou livros de convidados, onde eles apenas assinam ou deixam uma mensagem para você. A seleção de guest books ficou absurdamente grande, mas tinha cada ideia interessante e bonita que eu precisava compartilhar com vocês, que eu simplesmente não resisti! Essa primeira ideia é caso os seus convidados não compartilhem do seu amor por ler-escrever, então você opta por eles apenas assinarem o nome. Em corações que são inseridos dentro do quadro ou em balões que serão pregados nessa “viagem” que você e seu futuro marido estão fazendo.


Você pode fazer um quadro bonito como esse e deixar para que seus convidados assinem ou deixem mini recados. Você pode deixar bloquinhos, etiquetas maiores para que eles escrevam a mensagem deles e pendurem, ou pedras (diferente, não) para que eles assinem ou escrevam mensagem.


Duas opções super fofas de livros de convidados foram essas. Em uma há o desenho do rosto de cada pessoa convidada e ela assina acima do seu nome. Já o debaixo é um livro com mais espaço para escrever, é bem mais a cara de um leitor, já que este com certeza vai querer receber recadinhos das pessoas e ler e reler todos. O livro está dividido entre família, parentes, amigos e outros. Uma graça!


Essa primeira opção tem o “livro” de convidados entre aspas, pois ele abre para os convidados assinarem, fazerem um desenho ou deixar um recado, o que eles quiserem. A segunda opção está em um clima praiano, com estrelas do mar, mas achei interessante a ideia de escrever mensagens e enrolar para colocar dentro da garrafa. Por fim, a ideia de pegar uma foto dos noivos, fazer dela um quebra-cabeça e deixar que cada convidado deixe um recado no verso de uma peça, muito bonita a ideia por traz disso, da construção dessa fase do casal pela presença dos convidados, gostei!


Eu gosto muito da ideia de deixar recados e associá-los a fotos. Uma opção é deixar o livro e a máquina fotográfica, para que os convidados tirem uma foto na hora e colem no livro com a mensagem de felicitação. Outra opção diferente foi revelar uma foto do casal como se fosse um banner, fazendo dela o livro de recepção.


Essas fotos são as mais delicadas e literárias possíveis. Tem a máquina de datilografar, enfeite de flores dentro dos livros, pequenos quadros com mensagem, a máquina fotográfica e o livro de convidados para mensagens. Em uma das outras foto tem a opção de deixar papéis e envelopes, para serem escritos cartas e depois depositadas dentro da gaiola.


Quem gostou da ideia de carta, também tem a opção de deixar uma caixa de correio para que elas sejam colocadas dentro. Além dessa, outras opções de recados, tanto de assinatura, quanto permitindo recados maiores.


A máquina já foi usada como enfeite na recepção, mas você também pode usar ela para que seus convidados digitem a mensagem, ao invés de escrevê-las, depois você pode reunir todas, encadernar, e fazer seu livro!


Para quem fez o convite de cartão de biblioteca, essa é uma opção interessante para seguir um padrão de decoração. No caso se você tem alguma mensagem para os recém-casados, você a escreve e depois insere o cartão dentro do catálogo ao lado. “A para advice (conselho)”, “C para compliments (elogios)” e assim vai – só não me pergunte o que colocar no W, X, Y e Z.


Deixe seu recado. Escreva uma nota e coloque dentro do envelope. Essa foi uma ideia que me encantou! Fazer um mural foi interessante, mas acho que já colar os envelopes nos livros, apenas para que sejam preenchidos com as mensagens foi criativo.


Mais uma ideia de digite ou escreva uma nota, com uma caixa para receber os cartões. Aqui fica a critério de quem quer se aventurar a usar uma máquina de escrever, ou quem prefere deixar a mensagem de próprio punho.


Seus convidados já chegaram, já assinaram o livro, e agora precisam achar a mesa deles. Uma opção são marca páginas personalizados com os nomes deles. Você pode tanto pendurar na parede, em um mural, ou então organizar eles por ordem alfabética dentro de livros. A pessoal pega seu marca página, vê o numero da mesa, vai até ela onde vai estar um lindo arranjo com livros e o quadro com o número em cima.


Se você quiser fazer o seu casamento bem temático, ao invés de um número, a mesa pode ter o nome de um livro, de um personagem, e ainda conter um cartão com uma citação ou trecho de alguma obra do autor.


Você pode usar e abusar de ideias literárias, fazer origamis, utilizar combinações como a xícara de chá e a mesa com o tema da Alice. Você pode ainda usar a numeração comum, com uma caligrafia de escrita e fazer arranjos de flores de páginas de livros para dar um charme na mesa.


Você pode fazer um porta cartões como as da biblioteca, onde cada pessoa procura seu nome e acha sua mesa. Você pode usar a capa de livros em molduras, assim se você está na mesa do Hobbit, vá procurar esse livro. Você pode somar ideias, como os cartões de biblioteca e as combinações de letras na mesa e na recepção.


Decorações simples e muito bonitas usando livros e suas páginas. Pilhas de livros de flores, enfeites pendurados pelo local. Ideias simples, de custo baixo e que ficaram muito charmosas.


Eu achei um pouco exagerado fazer essa toalha de mesa com páginas de livros. Acho que no fim, acabou ficando grosseiro. Gosto da beleza das páginas nos detalhes, como no vaso de flor, nos detalhes debaixo do prato ou envolvendo o guardanapo. Usaria sem dúvida essas ideias no meu casamento.


Gosto da combinação de quadros com mensagens, os arranjos de flores e os livros. Gosto do delicado sem exagero.


Ainda existem diversas outras opções de uso do livro como decoração, fazer enfeites, girlandas, dobrar as páginas para formar mensagens, usar os livros para fazer um painel de fundo para fotos. As opções são inúmeras (apesar de que essas eu achei exageradas demais).


Esses quadros eu achei super fofos. As opções diante dessa ideia são ilimitadas. Você utiliza a página de um livro e escreve mensagens por cima, como os nomes do noivo e a data, mensagens de amor, sinalizações para a festa. Basta usar a criatividade. Na verdade, a minha vontade e fazer quadros como esse agora e usar para decorar a minha casa.


O primeiro quadro é interessante, pois se você ler a mensagem para uma manchete de jornal. Contudo, são as duas fotos de baixo que me conquistaram. No primeiro quadro tem o nome de diversos casais do mundo literário, mas os dos noivos recebem um destaque maior. Na segunda há uma linda mensagem de amor literário, falando que aqui é onde a história deles começam, onde suas páginas se encontram e não importa onde esse conto os leve amanhã, a história deles será lida.


Se a sua festa começa cedo e vai até tarde (ou se já começa tarde) uma opção de decoração são velas, somado é claro a linda páginas de livros! Gostei de todas, não poderia escolher apenas uma!


A cerimônia pode ser feita em uma biblioteca, ou você pode fazer ao ar livre e colocar suas estantes com livros, ou fazer um arco. As opções para mostrar o casamento desses dois amores são várias.


E a linda cerimônia aconteceu, agora vocês são oficialmente marido e mulher. Vocês estão saindo e tradicionalmente as pessoas jogam arroz sobre os noivos, para que não lhes falte comida. Acontece que você, como uma boa apaixonada por livro, preza mais ter o que ler do que o comer, então a opção são confetes com páginas de livros. Você pode fazer apenas bolinhas, que são mais fáceis, ou cortá-los em formato de corações que são mais elaborados e fofinhos. Você pode colocar os confetes dentro de cones, também feito com páginas de livros.


Eu achei essa foto onde as pessoas jogam página de livros sobre o casal, mas eu particularmente acho que confetes são melhores. Se você não gosta da ideia dos cones, você pode fazer pequenos pacotinhos ou mesmo amarrar diversas confetes e fazer um mini-arranjo.


Os cones podem ser feitos de forma mais elaboradas e organizados em cestinhas que ficam muito bonitos. Mas eu confesso que gostei mais da ideia dos sacos, você pode fazer com ilustrações de livros, com trechos de livros ou ainda combinar os dois.


Para finalizar as lembrancinhas. Se seu casamento é literário, o mais lógico seria dar livros. Mas as opções são diversas, você pode dar marca páginas com alguma mensagem fofa, também tem essa opção de marca página mais elaborado, feito de metal, onde você pode gravar o nome dos noivos e a data. Tem ainda essa opção de dar chocolates e fazer etiquetas com as páginas de livros (eu achei mega fofo), por fim, para quem é fã de Harry Potter: um vidro de Felix Felicis! Você pode colocar dentro alguma bebida de verdade – lembrando que nada alcoólico se for para as crianças.


A postagem de hoje ficou enorme, mas eu espero de verdade que eu tenha ajudado as futuras noivinhas e que vocês tenham gostado e não tenham ficado horrorizadas pensando: quantos livros serão destruídos para que eu tenha essa festa?

7 comentários:

  1. Que interessante, nunca tinha visto algo assim! Haha e esses buquês? Adorei <3
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir
  2. Dudi, já morro de vontade de casar, com esse post então. ♥
    Só espero que o meu marido tope esses detalhes literários hahaha!
    Gostei bastante das inspirações. Não sei se eu faria o meu casamento totalmente literário. Mas alguns detalhes, sem dúvida. Tipo esse da máquina de escrever, o save the date (no Rio tem bastante e acho lindo) com marcador de livro, lembrancinhas e o altar com alguns itens de biblioteca. E nossa, o meu namorado tem que me pedir em casamento com uma aliança dentro de um livro. Coisa mais romântica não há. ♥ ♥ ♥

    Beijocas e amei o post,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tenho que te dar os parabéns pelo post.
    Eu nem tinha conhecimento dessas coisas, mas achei o máximo.
    Muito criativo os buques e bolos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria sobre casamento, já me deixou bastante inspirada para fazer algo parecido.

    Em sites que abordam o tema, dificilmente eu iria encontrar algo tão sensacional como este que você postou.

    Amei, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que post incrível! Apesar de ser muito novinha, já penso muito em como será o meu casamento, aliás que tipo de leitora que se alimenta de romance não pensa em seu casamento? Só que o que mais achei incrível é que eu, que sempre vivo devaneando sobre casamentos nunca tinha pensado em adotar a literatura a ele. Acho que esse é o post mais interessante que li nesses últimos tempos. O buquê é perfeito! É tipo a coisa mais linda do mundo! As lembrancinhas, a decoração... O vestido, claro que é lindo, mas achei um pouquinho de exagero neles. Porque o sonho do vestido branco perpetua na minha vida, rsrs, a ideia dos quadros é perfeita e o save the date, que eu nunca tinha ouvido falar é extraordinário. Um marca página com fitinha ficaria lindo mesmo u.u. E o melhor, as alianças dentro de um livro. Se eu fosse pedida em casamento desse jeito,eu acho que morreria de tanta emoção.
    Minha mãe diz que nunca vou achar um homem que se adapte a minha lista de aquisições, mas acredito que tudo é possível quando existe amor. Sou uma romântica de carteirinha, então nem preciso dizer que meu olhinhos estão até brilhando! Com certeza alguns detalhes literários vão complementar meu casamento. E aí do meu marido se não aceitar! Aliás, quando ele se casar comigo, vai se casar também com minha linda cadelinha Golden Retriever e minha biblioteca inteira! kkk
    Dudi, esse seu post ta maravilhoso! Parabéns, tem gente que aprende com o passar do tempo, e tem gente que nasce com o dom, como você!
    Beijos,
    Taynara Freitas.
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Mds, eu babei aqui com essas imagens lindas! Eu sonho com isso, sou aquele tipo de menina que adora casamento e pensa em ter váaarios filhos (embora vá ter no máximo 2).. eu vivo vendo essas fotos de casamentos e imaginando como vai ser quando chegar minha vez. Mesmo gostando muuito de livros, não sei se teria coragem de fazer meu casamento totalmente voltado para ele. Um ou outro detalhe, como os convites e outras coisas me agradaram e até pensei em salvar em uma pasta para usar no futuro kkkk Gostei muito do seu post, muito bem armado, meus parabéns!

    Beijinhos!

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  7. E eis que acabei de resolver todo meu casamento pelo seu post (Tirando o vestido de noiva de papel, hahahahahahahahahahaha).
    Se bem que acho que o Caio não vai aceitar... :P Droga! Hahaha.
    Dudiiiiii, quanta coisa linda, maravilhosa e altamente copiável.
    Aaah, eu amaria receber o pedido de casamento num livro, mas é como você disse: Não me importei de ser em Paris, haha.
    *.*
    Nossa, seu post SUPER arrasou total.
    Amei amei amei amei.
    E estou muito sentindo que foi dedicado a mim, então obrigada! Hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir