30 de janeiro de 2011

Anjo das Trevas - O início

««««««
[muito bom]
Eu recomendo: Anjos das trevas – O início
Autora: Fernanda Vernon
Editora: Íthala

Sinopse:
 Brett é uma menina rica, muito bonita e meio solitária, que vive com a avó. Não conheceu seu pai e sua mãe morreu quando ela ainda era pequena. As vezes Brett tem pesadelos e sente que está sendo vigiada, em uma dessas noites ela encontra o vampiro Armand, que explica que ela é na verdade a descendente de uma rainha vampira, uma vampira muito poderosa, e que eles precisam treiná-la, ensiná-la a controlar a sede, para que possam transformá-la em uma vampira poderosa, que irá ajudá-los na guerra que se aproxima. Armand faz parte de um clã de vampiros que não bebe sangue humano, eles evitam matar e utilizar seus poderes para que não percam sua humanidade, diferente do clã rival comandado pelo poderoso Araborn, um vampiro muito antigo que sente prazer em matar humanos e beber seu sangue. Brett precisa seguir com Armand para um lugar seguro onde irá conviver com recém transformados e vampiros adultos que irão lhe ensinar o que é preciso para que ela possa salvar o clã e assim os seres humanos.

Meu cantinho:
Fernanda Vernon com certeza gosta de literatura vampiresca, não digo isso apenas pelo óbvio, que é ela ter escrito um livro sobre vampiros, mas digo isso pelas inúmeras referências a outras obras que ela faz em seu livro. Quando comecei a ler pensei que estava vendo uma nova versão da série True Blood (baseada nos livros que contam a história da Sookie Stakehouse, sendo o primeiro livro da série Morto até o anoitecer). Os vampiros e a descrição que ela faz são muito semelhantes, as lágrimas de sangue, o forte vinculo existe entre o criador e quem é transformado, a história de Armand e sua criadora é muito semelhante ao do vampiro Bill, entre várias outras características que quem conhece a série pode fazer a conexão. Além dessa série tem uma fala da personagem que parece exatamente a da Bella de Crepúsculo. Quando Edward vai levá-la para conhecer sua família vampira ela fica com medo de não ser aceita e ele incrédulo pergunta como ela pode ter medo de não ser aceita ao invés de sentir medo de estar indo para uma casa repleta de vampiros. Brett tem uma fala muito semelhante quando Armand diz estar levando ela para a casa onde o clã vive, repleta de vampiros recém criados e ela sente medo de não ser aceita. Ele indaga: você não está preocupada em ir morar numa casa cheia de vampiros. Você esta preocupada se eles vão te aceitar? Achei muita semelhança mesmo! A autora também tirou uma característica vampiresca dos livros da Irmandade da Adaga Negra de J. R. Ward, onde um vampiro macho, quando gosta muito da fêmea exala um cheiro único, que servirá para marcar a fêmea como dele. Na cena em que Brett se envolve com um vampiro e ela sente um cheiro vindo dele, o dialogo seguinte eu li achando que era praticamente uma cópia dos livros de Ward! Eu coloco isso como uma crítica porque acho que a autora tem potencial para criar coisas novas e não precisa ficar pescando cenas, diálogos e características de outros livros.
Outro ponto negativo que quero destacar é a descrição que Brett faz de si (ela é a narradora) e suas ações. Ela fornece uma longa descrição dela no começo do livro e ressalta de maneira insistente que é uma pessoa que não confia tão facilmente nas outras, que não se abre de maneira muito fácil. Então Armand aparece na vida dela, conversam de maneira rápida e lá está ela deixando um vampiro beber seu sangue, saindo a noite acompanhada com ele. Depois chega a casa e rapidamente se aproxima de alguns recém transformados, passa a confiar em vários vampiros adultos, contradizendo completamente como ela havia se descrito. Muitas vezes ela também faz crítica a infantilidade dos adolescentes, que insistem em falar dos outros, em fazer fofocas, sendo que muitas vezes ela afirma ficar fofocando e falando de coisas fúteis com sua nova amiga vampira. Acho que a autora queria passar uma determina imagem de Brett e não percebeu que aos poucos suas ações foram distorcendo a imagem que ela havia tentado criar.
Apesar desses detalhes “copiados” que eu não gostei muito e da contradição da personagem principal, a história em si é muito legal. O meu livro (depois de muito tempo de busca até a postagem) chegou ontem de manhã, eu comecei a ler a tarde e a noite já terminei! A autora cria muitas coisas novas e interessantes por isso ela ter copiado tanta coisa alheia me deixa meio decepcionada, sei que ela tem muito potencial, a reviravolta que a história tem, muito bem pensado! Gostei muito do final, ele deixa um gostinho de quero mais para o próximo livro da série! Apesar das minhas duras críticas ao livro, ainda acho que ele merece cinco estrelas por todas as coisas boas que ele traz.

Continuação:
Anjos das Trevas é uma série, o próximo livro será Anjo das Trevas - O resgate.

7 comentários:

  1. adoro essa capa, e até agora só li resenhas positivas sobre esse livro...mas meio que enjoei de vampiros, for a while!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro, que pena q ele n é mt bom, mas qq dia se eu tiver a oportunidade poderia lê-lo :/

    Ótima resenha, vc passou bem sua opinião ;]

    Bjao
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Se gostou do livro por que criticou tanto? Vampiros são vampiros. São lendas, não precisam ficar sendo inventados de formas diferentes o tempo todo como na ridicula versão de Stephenie Meyer em que vampiros brilham no sol. O livro é sim muito bom e você deve ser uma nerdzona que se dedica mais em ler e criticar do que com sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu gostei muito do livro, tanto que classifiquei ele como "muito bom" caso não tenha visto, e sim, eu tenho críticas, é a minha opinião, se você discorda, tudo bem! Mas acho que para isso você deveria ter lido com mais atenção o que eu escrevi e deveria ter pensando melhor na sua resposta.
    Você diz que vampiros são lendas, que não precisam ser inventados. Eu acho que cada autor tem a liberdade para fazer o que quiser. Meyer quer escrever sobre vampiros que brilham no sol, ela tem todo o direito, o livro é dela!
    A Fernanda no livro dela não uso o vampiro "lenda", o tradicional, como você disse. Ela mudou muita coisa e usou muitas coisas de outros autores, foi isso a minha critica aproveitar coisas dos outros quando ela poderia ter mais liberdade. Mas a escolha foi dela e foi apenas um ponto que eu não gostei. Não estou falando para ela criar nada fora do comum, se ela quer se prender as "lendas", ok, eu critiquei a falta de criatividade em copiar pontos, cenas, características de outros autores.
    Acho que na verdade, você não leu direito a minha crítica já que seu comentário ficou meio "deslocado".
    Como já disse o livro é bom, espero muito ansiosa pelo próximo e que a autora seja mais independente.
    E sabe pessoa anônima, eu sou uma nerd sim, adoro ler e escrever minhas opiniões sobre os livros que leio, como muitos outros blogueiros. Isso não significa que eu não tenha uma vida social, diferente de você que perde tempo como anônimo insultando pessoas sem ao menos ler com atenção o que elas escreveram. Arrume uma vida social e pare de perder tempo criticando os outros de forma leviana. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro é muito bom acho que já li umas dez vezes, amei!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro, estou louca pra ler o segundo.. Já tem o segundo ?

    ResponderExcluir
  7. oi ^^
    Eu tenho procurado informações sobre o segundo livro mas não achei nenhuma informação sobre o lançamento, o que é uma pena -.-

    ResponderExcluir