28 de janeiro de 2011

A cidade do sol

««««««
[ótimo]
Eu recomendo: A cidade do Sol
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira

Sinopse:
Mariam vive com a mãe em uma casa isolada, e sempre espera ansiosamente pelas visitas de seu pai. Mariam realmente o adora, e se pudesse passaria muito mais tempo com ele, mas infelizmente ele sempre tem que ir embora e não pode levá-la, e mesmo que fosse possível, sua mãe ficaria sozinha e sem Mariam ela diz que não tem sentido viver. O que a menina não percebe é que ela é uma filha bastarda, seu pai é um homem rico e com mulheres que não aceitam a menina por perto. Certo dia Mariam vai procurar seu pai onde ele mora, ele se recusa a vê-la e ela fica esperando na frente da sua casa por horas. Derrotada ela volta para casa, somente para descobrir que sua mãe realmente morreria sem ela. Agora Mariam tem que ficar na casa do seu pai, para a infelicidade de suas mulheres, o que obriga seu pai a casá-la. Infelizmente seu noivo não é um homem bom, mas esse não será o único sofrimento que ela terá que enfrentar; a impossibilidade de gerar filhos e a nova esposa de seu marido são apenas alguns deles. Laila, a segunda mulher, também tem uma história triste que depois de casada apenas piora. A história das duas mulheres se cruza em um mundo onde elas não têm voz, mas precisam ter força para superar todas as dificuldades que é ser uma mulher no Afeganistão.

Meu cantinho:
Quando as pessoas pensam em Khaled Hosseini elas normalmente pensam em O caçador de pipas. Afinal, foi o livro com maior visibilidade, virou um filme, é normal que entre as obras dele, essa seja a com maior destaque. Contudo, eu gosto mais de A cidade do sol, não que O caçador de pipas não seja bom, o livro é maravilho, o filme também, mas a história das mulheres em A cidade do Sol é muito mais triste e tocante. A inocência de Mariam que é bruscamente arrancada dela, quando descobre a verdade do pai, quando tem que enfrentar a morte da mãe e quando é prometida a um homem que não conhece. A cena em que está partindo em encontro ao seu destino, indo embora da casa de seu pai, eu chorei. Você deve estar pensando que bobona, fica chorando com livros, mas a história é muito triste e tenho certeza de que se você ler com certeza também vai se emocionar!

Volume único

4 comentários:

  1. juliana, adorei esse livro...a história é muito linda e triste ao mesmo tempo!

    ao contrário de 'o caçador de pipas' que é mais conhecido, sou muito mas esse!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. Oieee o livro é mto triste e lindo ao msm tempo
    gostei da historia.
    adorei seu blog se puder passa no meu:
    http://estranhomundodoslivros.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aah esse livro deve ser lindo mesmo *-*
    vou ler.

    Gostei daqui, vou seguir.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Um livro tão curto e ao mesmo tempo tão longo. Não chorei só nessa parte, mas também quando ele descobriu a tentativa de fuga das três e quando a pequena foi morar naquela instituição. Muito bom, recomento.

    ResponderExcluir