24 de janeiro de 2011

Diário de um Anjo

««««««
[bom]

Eu recomendo: Diário de um anjo
Autora: Mandy Porto
Editora: Novo Século – Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse:
Nada como fazer 18 anos, todos esperam ansiosamente por essa data, não foi diferente com Elizabeth. Acontece que agora que alcançou a maioridade sua mãe decidiu lhe revelar um segredo: seu pai era um anjo, o que significa que ela, Lizzie, é metade anjo. Mesmo sendo metade anjo, sua metade humana precisa de um anjo da guarda, que ela também acaba conhecendo, o nome dele é Luke e apesar de um estranhamento no começo (afinal, como é que alguém se comporta diante do seu anjo?) eles acabam lentamente a se aproximar e a criar laços. A situação já estava muito estranha, mas para piorar, Lizzie descobre que uma guerra entre anjos e demônios esta preste a acontecer, ela quer lutar, mas tudo é muito perigoso, demônios adoram matar anjos e anjos só podem matar demônios em legitima defesa. Enquanto os demônios saem a caça os anjos apenas esperam para poder lutar. Nessa luta desigual Lizzie quer fazer sua parte e ao mesmo tempo poder passar mais tempo ao lado de seu anjo protetor.

Meu cantinho:
Acho que antes de qualquer coisa temos que dar parabéns para a Mandy, afinal, não é todo mundo que tem a garra de começar a escrever, acabar, e conseguir publicar um livro. Também queria mencionar o fato (para quem não sabe) que ela é uma escritora brasileira de apenas 21 anos (e já está lançando seu segundo livro), o que eu acho de se admirar, acho que ela é uma escritora que promete. Apesar de tudo isso eu tenho algumas críticas ao livro, sinceramente fico até meio mal de fazê-las porque acho que antes de qualquer coisa temos que incentivar os jovens brasileiros a ler e a escrever. Acontece que eu comecei esse blog com o objetivo de ser sincera, eu leio os livros (realmente leio, nada de sinopses) e escrevo sobre eles (nada de ctrl+c e crtl+v dos textos que rolam pela internet) sempre fornecendo uma opinião crítica e verdadeira. Então Mandy, (se um dia você chegar a ler isso) me desculpe, gostei muito do seu livro, acho que é um livro para quem adora histórias de amor verdadeiro, com aquela pitada de sobrenatural, com uma personagem guerreira que vai lutar para valer e não vai deixar os demônios levarem a melhor! Mas eu tenho algumas considerações a fazer. Então, sem mais delongas...
Primeiro, acho que Mandy poderia ter escolhido nomes mais brasileiros, nada contra, mas acho um grude essa coisa do americanizado na gente! Quando eu escrevia quando pequena, os meus personagens tinham sempre nomes estrangeiros, Rachel, Peter, nomes assim. Não sei porque essa mania! Temos tantos nomes lindos, um país lindo, porque não contextualizá-los aqui? É um dos pontos que eu gosto do André Vianco, ele é um escritor brasileiro e suas histórias se passam aqui no Brasil, com personagens com a cara da nossa terra. Lógico que é uma opção da autora, mas sendo um dos mais novos talentos da literatura brasileira, porque não valorizar o que temos aqui?
Bem, em segundo lugar tem umas passagens que eu achei meio desnecessárias. Um exemplo é quando a personagem principal e seu anjo da guarda fazem uma lista de suas músicas preferidas. Tentei por um bom tempo entender a “necessidade” daquela passagem, achei que talvez fosse para mostrar a interação, a aproximação dos personagens, mas acho que ela poderia ter feito isso de outras formas, achei meio: “tem essa lista de música que eu gosto, vou colocar como do personagem, vou dar um jeito de enfiar isso na história”. Parecia algo meio forçado, meio fora de lugar. Tem outra passagem que achei meio fora de contexto, (eu estava folheando o livro agora, mas não estou achando, se eu não estou enganada é algo assim:) Lizzie esta na rua e encontra conhecidas da época do colégio, elas ficam impressionadas (não sei se era com a própria Lizzie ou com o Luke bonitão que estava com ela) e ela começa a pensar coisas do tipo: essas meninas que tiram sarro da gente na época do colégio um dia se arrependem. Acontece que isso me pareceu mais algo da autora do que o personagem, a Lizzie não parece muito o tipo de menina que era excluidinha na época do colégio, a estranha ou algo do tipo, me parece uma situação desconecta da personagem, do que ela é aos olhos do leitor.
Elogiei, critiquei, e volto a elogiar: é o primeiro livro de Mandy, é um ótimo começo, espero ler mais da autora pois tenho certeza de que ela vai amadurecer ainda mais seus textos. Por enquanto, fique com Diário de um anjo, apesar das minhas críticas, é uma linda história de romance com uma boa pitada de lutas. Recomendo!

Continuação:
Descobri hoje (enquanto pesquisava imagens para essa postagem) que o livro Diário de um anjo vai ter uma continuação! O livro se chama "A filha da escuridão", a capa é linda assim como a do primeiro livro da série (apesar de não ser oficial) vou esperar ansiosamente pela segunda parte da história!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudi, confesso que tenho a maior preguiça de ler textos grandes nos blogs, mas o seu não me cansou (tento fazer isso nos meus textos tbm www.mixliterario.com)... rsrsrs, continue assim. E concordo plenamente que os autores brasileiros têm que valorizar mais nosso país! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Me interessei bastante. Acho que vai entrar para minha listinha dos livros que quero ler...
    ;)

    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dudii..
    eu sou como a Nice ai em cima... morro de preguiça de ler textos grandes =x
    mas concordo com ela, realmente o seu não cansou!!! xD
    Eu acho legal valorizarmos os nomes daqui, já que a autora é brasileira, mas eu sempre achei que os nomes americanos dão um quê a mais (justamente por não serem daqui, comuns ao nosso dia a dia, dão um ar de distancia da realidade, e acabam ajudando na magia de se imaginar a história).. mas isso é uma opinão minha =p

    Ta lindo o blog dudiii! Continua assim ;D

    =****

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito esse livro!
    Mas, tbm me incomoda o fato de alguns autores brasileiros não contextualizarem suas estória aqui.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  6. eu não tinha pensando pelo ponto de vista da paula
    mas oq eu acho estranho é que no começo a personagem fala que está fazendo 18 anos que é a maioridade no Brasil - onde ela mora, dae se fosse só ela com nome estrangeiro blz, mas td mundo tem nome assim, acho q fica fora de contexto ;/
    qnt ao texto longo, as vezes eu escrevo super pouco, e as vezes como hj me descontrolo ;p
    mas obrigado por lerem td >.<

    ResponderExcluir
  7. Tb acho mto legal os autores brasileiros assumirem nosso país. Fica o exemplo de Jorge Amado, um grande sucesso que sempre contextualizou a Bahia em suas obras.

    Gostei. Quero ler, com certeza!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Juro que nunca tive vontade de ler este livro! hsuhsu A capa é maravilhosa, porém o que eu vejo em certas resenhas me broxa um pouco rs!
    Estou em uma vibe bem autores parceiros assim e .. qm sabe nea! hehe
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir