12 de janeiro de 2011

A Estrada

[ótimo]

Eu recomendo: A estrada
Autor: Cormac McCarthy
Editora: Objetiva

Sinopse:
O que aconteceu com o mundo? O que temos certeza é que o mundo que conhecemos acabou. As ruas estão desertas, o clima está insuportável, corpos de pessoas que foram queimadas vivas estão em todos os lugares, não há água limpa, não há comida, o ar está poluído. É um mundo hostil, as pessoas escravizam as outras, as pessoas machucam as outras, as pessoas, quando tem fome, comem as outras. Um homem e seu filho nesse mundo horrível, eles precisam se manter aquecidos, eles precisam se mover, o inverno esta chegando, é hora de pegar a estrada. O pai precisa manter seu filho vivo, precisa deixá-lo alerta aos perigos, mas como relevar todos os horrores desse mundo a seu filho? É preciso seguir em frente, é preciso sobreviver.

Meu cantinho:
Eu estava pensando com qual livro abrir meu blog, e pensei em A Estrada. Esse livro teve certa visibilidade quando o filme foi lançado ano passado. Eu li o livro e depois vi o filme, o filme é realmente muito bom, fiel ao livro, mas o livro tem muitas cenas marcantes que foram cortadas do filme. Quando comecei a ler tive certa dificuldade de me adaptar ao modo de escrita do autor, nunca li um livro como este, mas assim que passa o estranhamento e você se adapta, a leitura flui de maneira fácil. Você se envolve, facilmente imagina os cenários e vê através dos diálogos as passagens de tempo. O livro tem cenas muito fortes, acho que é inevitável a presença da morte em livros com esse tema, mas o que realmente deixa muitos em choque é a maneira como o autor descreve de maneira realista a crueldade que pode existir nos seres humanos.

Volume único.

Um comentário: