25 de janeiro de 2011

A menina que não sabia ler

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: Leya

Sinopse:
Em Nova Inglaterra no ano de 1891 uma jovem de 12 anos chamada Florence e seu irmão mais novo chamado Giles vivem em uma mansão apenas sobre os cuidados alguns poucos empregados, já que seu tutor, que é seu tio, insiste em negligenciá-los. Ele proíbe que Florence aprenda a ler, mas permite que Giles vá para uma escola. Sozinha na mansão Florence passa a investigar cada cômodo da casa, quando encontra uma enorme biblioteca. Encantada, ela decide que vai aprender a ler, e faz isso sozinha. Certo dia seu irmão volta para casa com um bilhete do colégio, como ele não conseguiu se adaptar, tinha dificuldades em aprender e sofria na mão dos outros meninos, é mandando de volta para casa, onde seu tio decide contratar uma preceptora para educá-lo. A primeira preceptora morre, mas Florence se sente muito mal a falar sobre esse assunto e nunca esclarece exatamente o que aconteceu. Surge então uma nova empregada para educar seu irmão, sra Taylor, mas Florence percebe que ela desenvolve sentimentos muito fortes por Giles e descobre que ela pretende raptá-lo. Sendo apenas uma criança, que morra longe da cidade, com dificuldade de pedir ajuda, ela precisa agir por conta própria para salvar Giles dessa terrível mulher que parece ganha-lo um pouco mais a cada dia, afastando ele de Florence.

Meu cantinho:
Sou a pessoa mais suspeita desse mundo para avaliar esse livro, ele com certeza absoluta é um dos meus preferidos, minha paixonite! Sempre que converso com alguém sobre livros e vou fazer uma indicação de leitura, esse livro é sempre um dos primeiros que eu sugiro. O mais interessante nesse livro é que você não sabe se a sra Taylor que quer seqüestrar Giles é um ser humano normal ou algum tipo de entidade, ou se Florence é uma criança com uma criatividade muito grande. Tem uma cena do livro em que Florence percebe que a sra Taylor segue ela através dos espelhos, ela vê a imagem dela no espelho, rindo da pobre garota. Nessas cenas você pensa: Florence imaginou tudo isso ou a sra Taylor é realmente um ser maligno? O livro sempre parece muito preso a realidade, quando cenas como essa surgem você pensa: esse é um livro com uma história baseada no nosso mundo real ou é um livro aberto para o mundo fantástico?
Quando eu estava lendo esse livro eu já estava a um ano estudando psicanálise, e quando você está no começo dos seus estudos, parece que você cria um hábito de classificar as pessoas conforme a estrutura dela (um histérico, um obsessivo, um perverso, etc), lendo o livro eu pensava: será que na verdade Florence não está tendo alucinações, será que ela não é uma psicótica? Inclusive um dos personagens do livro, para quem Florence consegue pedir ajuda afirma que quando a conheceu achava que ela histérica, mas devido a certos acontecimentos ele acha que pode estar errado... Mas deixando a psicanálise de lado, o melhor mesmo desse livro é como ele acaba. Você descobre se Florence é apenas criativa ou não, se sra Taylor é realmente má, se ela quer mesmo seqüestrar Giles e como Florence consegue “resolver” tudo. É um final surpreendente, maravilhoso e macabro, mas que me encanta por ser único. Recomendo³!

Volume único.

6 comentários:

  1. Uhhh, mais uma adepta da Psicanálise :)
    Eu já tinha gostado desse livro só pela capa, aí li a snopse e me interessei, mais achava um investimento alto.
    Agora vendo a sua "análise psicanálitica", me convenci. Quero descobrir todos esses mistérios e ver se consigo enxergar as coisas como você enxergou, psicanaliticamente falando...rs

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  2. Gostei *-*
    Vou procurá-lo

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro. também fiz uma resenha dele no blog.
    O final é surpreendente! Que final !
    Vc já leu A Volta do Parafuso?? Tem um história muito parecida,mas é bem mais velho... se você gosta desse tipo de livro, vc vai adorar! recomendo!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Adoreei...
    na minha próxima compra de livro, com ctz eu vou inclui-lo! xD

    =***

    ResponderExcluir
  5. Esse já está na minha lista de leitura. Já já eu leio! *-*

    BjoO
    pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu vi essa semana uma outra resenha desse livro...
    Acho que deve ser super bom, estou muito afim de ler.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir