15 de janeiro de 2011

Os lobos de Mercy Falls - Calafrio

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Calafrio – Os lobos de Mercy Falls
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir - Nova Fronteira

Sinopse:
Grace foi atacada por lobos quando pequena, ela foi arrastada do quintal de casa, os lobos estavam famintos, ela ia morrer. De repente seu olhar cruza com o de um lobo, seus olhos são amarelos, ele olha fixamente para ela, Grace sobrevive ao ataque, ela tem certeza de que foi ele quem a salvou. Depois desse evento, todo inverno, nas bordas da floresta que ficam ao fundo de sua casa o lobo aparece e observa Grace de longe e ela sempre espera ansiosamente por ele, por seu lobo. O problema acontece quando um menino da escola e atacado por lobos e morto (ou pelo menos é o que as pessoas acham), a cidade passa a acreditar que lobos são perigoso e que é preciso acabar com eles. Começa uma caçada aos lobos e quando Grace encontra um rapaz nu em sua porta, sangrando, com os mesmos olhos amarelos de seu lobo, ela não tem dúvida do que ele seja. O rapaz, Sam, se recupera e Grace o acolhe em sua casa, ela está feliz por estar com seu lobo, mas até quando? O frio faz com que ele se transforme e  o inverno está chegando. Será que é possível curá-lo? Será que eles conseguiram ficar juntos?

Meu cantinho:
Depois de muitos vampiros, muitos anjos, chegou a vez de livros de lobisomens. Se esse é o primeiro dessa saga então estamos começando bem. O livro é muito interessante, a autora cria sua própria idéia de como são os lobisomens. Em seu livro os lobisomens não são aqueles que conhecemos tradicionalmente, nada de monstros grandes, violentos, que andam sobre duas pernas, os personagens na verdade se transformam em lobos, lobos comuns. Esse é um aspecto que eu aprecio, a autora se baseia em elementos que conhecemos, mas ela os adapta e também cria fatores novos, admiro a criatividade e a coragem dela. Infelizmente tem pessoas que criticam isso, algumas não gostam de mudanças em relação ao que já temos já estabelecido como “verdade”. Na verdade eu me lembro quando a saga Crepúsculo começou a fazer sucesso houve muitas críticas porque a autora mudou a natureza pré-estabelecida de como deveriam ser os vampiros: vampiros não saem no sol, não brilham como diamante, eles queimam ou explodem. Vampiros não são “vegetarianos”, vampiros são seres sanguinários, eles se alimentam de sangue humano, sangue animal não é saboroso e não os sustenta. Mas o que as pessoas precisam entender é que um escritor tem a liberdade para criar e modificar o que ele quiser! Nos livros de Tolkien elfos são seres puros, graciosos, inteligentes de uma beleza única, já nos em Harry Potter, elfos são animais domésticos, baixinhos e feinhos. É a criatividade, a liberdade e a possibilidade de se modificar, de correr riscos que fazem com que histórias maravilhosas aconteçam e é por isso que não se pode critica-la (não no caso de Calafrio, a mudança foi muito positiva).
 Quando falamos de lobisomens imaginamos animais ferozes, que não se transformam apenas porque a temperatura está muito baixa, eles se transformam com a lua cheia, lobisomens são seres grandes e fortes diferentes de lobos comuns. Não em calafrio. Em calafrio seres humanos mordidos se transformam em lobo, a cada inverno a transformação se torna inevitável, o frio ocasiona a transformação e uma vez como lobo é muito difícil recuperar a consciência. O maior problema é que os verões são contados, chegará um momento em que a forma de lobo será permanente e esse é o maior medo de Sam, e o receio fica maior agora que ele finalmente conseguiu se aproximar de Grace. Chegou o momento de sua última transformação e ele não quer perde-la. É uma linda história de amor, mas com muitos problemas, mistérios e umz pitada de sobrenatural.
Elogiei e elogiei e você deve estar se perguntando por que eu não dei as seis estrelas para o livro. Bem, ele é muito bom mesmo e eu tiro a sexta estrela por uma questão meio “pessoal”. Quando eu leio um livro, e ele prende por completo a minha atenção, eu literalmente devoro o livro. Por exemplo, o livro do post passado, Perfeitos, eu li em dois dias apenas. Calafrio eu li com muita calma e muita paciência, o que acontece é que as cenas de ação, aquelas em que você não consegue largar o livro são concentradas, depois que elas passam vem uma certa estabilidade. Os capítulos ficam centrados em pensamentos dos personagens, dividos entre Grace e Sam, isso é bom por um lado porque você se aprofunda nos sentimentos dos dois personagens, mas por outro a leitura pode ficar um pouco cansativa. É um ponto que eu acho negativo, mas outros preferem esse tipo de leitura. Apesar de tudo, recomendo o livro! Espero que gostem!

Continuação:
Calafrio é uma trilogia, o segundo livro da série se chama Linger (previsto para chegar ao Brasil no começo desse ano) e o terceiro Forever (sem previsão de lançamento). Lançado o livro, prometo ler o mais rápido possível e postar aqui minha opinião para vocês.

7 comentários:

  1. Oi, Dudi! Já to te seguindo, descobri seu blog acho que antes de ontem... gostei mto, e digo uma coisa... queria conseguir ler tanto tanto como vc. eu amo ler, vc sabe... pelo menos assim fico mais motivado! haha

    ResponderExcluir
  2. Olá ! vim retribuir a visita :)
    Eu ainda não li calafrio, mas quero muito ^^

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. E aí, tudo bem? Vi seu blog numa comunidade do orkut sobre divulgação de blogs. Meu blog também é sobre um livro que eu escrevi. Envie seu banner para o meu blog que eu colo na página principal. E entre no meu blog, escolha um banner do meu blog e cole no seu, para a gente ser parceiro de banner. O blog é este aqui:
    http://diazdezumbi.blogspot.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Acho bacana a idéia de lobisomens virarem apenas lobos. Confesso que achei ruim a historia de vampiros brilharem, mas não porque acho errado e sim porque acho que a autora poderia ter encontrado um motivo melhor para justificar porque eles não saem no sol.
    Tenho uma curiosidade grande para ler esse livro.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. "vampiros são seres sanginários"
    Correção: sanguinários :-)

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Sabe Marina, para falar a verdade no começo eu pensei assim em relação ao sol, se não estou enganada, eles falam no livro (ou no filme não sei) que as pessoas viam o brilho e achavam que eles estavam queimandou ou explodindo algo assim, que era dai que haviam surgido esses "boatos", mas quem confundiria brilho com fogo? Sei la, meio estranho :x
    Paulo, obrigada pela correção, já arrumei na postagem. Acho que por mais que você leia você sempre deixa escapar um errinho! :p
    obrigado a tds pelos comentários!

    ResponderExcluir