3 de outubro de 2014

Austenland

Austenland (2013)
Dirigido por Jerusha Hess

Quando eu vi o nome desse filme eu sabia que precisava assisti-lo, afinal eu sou uma fã louca tanto da Jane Austen quanto sou apaixonada pelo Mr. Darcy! O filme fala sobre essa menina chamada Jane Hayes (interpretada por Keri Russell) que é mais louca do que eu por essa história! Ela é do tipo que tem louças da época, que assistiu ao filme milhares de vezes, que tem um Darcy de tamanho real no meio da sala, além de brinquedos, bolsas escrito “I <3 Darcy” e tudo mais que uma fã louca possa ter. Por conta dessa obsessão ela acredita que nenhum homem da vida real é bom o suficiente, nenhum homem pode se igual ao personagem fictício que tanto ama. Por isso que aos 32 anos ela continua solteira e em busca do verdadeiro amor.


Assista ao trailer.

Decidida a mudar esse seu trágico destino amoroso ela compra com todas as suas economias um pacote para Austenland, uma propriedade no interior da Inglaterra onde você pode viver no mundo dos livros da Jane Austen. Há atores profissionais para se aproximar das jovens damas, há leituras, apresentações no piano, bordados, jogos, caminhadas ao ar livre e tudo o mais que existia na antiga Inglaterra. Mas o principal é o amor. Os pequenos flertes, os olhares, as danças, o grande baile. É o que ela deseja encontrar, seu perfeito cavalheiro, seu próprio Mr. Darcy.


Acontece que as economias de Jane só puderam pagar por um pacote básico. Isso significa que ela só tem vestidos simples, que ela não pode andar na parte de dentro da carruagem, que seu quarto fica numa parte isolada e distante da casa (a parte menos luxuosa) assim como é excluída de diversas atividades. Ela fica apenas admirada com o quarto, o luxo e os demais programas que suas duas colegas em Austeland, Miss Elizabeth Charming (interpretada por Jennifer Coolidge) e Lady Amelia Heartwright (interpretada por Georgia King) desfrutam. 


Ela também fica decepcionada quando percebe a falsidade de sentimentos dos rapazes a elas designados. Ela acredita que Mr. Henry Nobley (interpretado por J.J. Feild) foi designada a ela, mas ela busca algo verdadeiro e não apenas encenação. É quando ela se vê atraída por Martin (interpretado por Bret McKenzie), o rapaz que cuida dos estábulos, que parece ser contra toda essa encenação, e demonstra se sentir atraído por Jane. Ao perceber que o mundo real não pode ser como nos livros e que ela precisa agir para fazer as coisas darem certo, ela decide mudar drasticamente e passa a escrever sua própria história.


O filme foi bem menos do que eu esperava. Se você espera algo do nível de Orgulho e Preconceito a decepção será certa. O filme deveria ser uma comédia romântica, mas acaba exagerando de um lado e faltando de outro. Na parte da comédia, o filme até conseguiu me arrancar boas risadas, contudo houve muitas coisas forçadas. Miss Elizabeth Charming e Lady Amelia Heartwright ficaram responsáveis por boa parte da comédia, mas acabaram gerando situações bobas e infantis. Quanto ao romance preciso dizer que a atriz que interpreta Jane não é a pessoa mais carismática do mundo, ela tem sempre uma mesma expressão e acaba não conquistando o espectador. Além disso, há uma complicação no triângulo amoroso criado por Martin, Jane e Henry que me surpreendeu e que também cria certa desilusão amorosa.
Ao pesquisar sobre esse filme na internet descobri que ele é uma adaptação do romance homônimo de Shannon Hale. Eu não conhecia o livro, mas vou procurar para ler. Acredito que o livro pode ser muito melhor do que o filme. O filme não é de todo ruim, mas é algo para se passar o tempo, não espere nada de extraordinário.

7 comentários:

  1. Já sabia do livro, mas não sabia que tinha um filme também. Quanto ao livro já li diversos elogios.
    Uma pena que o filme não te conquistou completamente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. Melhor sempre ler o livro, porque nem sempre a adaptação é boa! Ótimo post! Beijoss

    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Dudi =)

    Perdi de assistir ao filme esses dias =/
    O livro ainda não li, mas uma amiga minha disse que ele não é tão legal como o filme então estou mais curiosa para assistir ao filme rs...
    Torcendo para passar de novo logo.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Eu já escutei falar desse filme, Dudi, E eu estou louca para assistir. Tem filme que não é 100% bom, mas que distrai bastante, né? A minha prima me emprestou o livro para eu ler, mas está na minha listinha. Te conto depois o que eu achei! ;-))
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  5. Jane Austen é responsável por personagens femininas tão fortes que merecia uma protagonista mais confiante e charmosa em Austenland! Tudo bem que o enredo permite essas adaptações, mas as comparações com o original são inevitáveis. De qualquer forma, a jornada de Jane é digna, encontrar o amor tão retratado nos livros que ela adora. Vale a pena assistir num final de dia rodeada de guloseimas mais doces que a própria história.

    Uma boa alternativa pra quem gosta dessas aventuras (dentro de outra aventura clássica) é assistir "Lost in Austen", uma série britânica que também utilizou o humor pra reviver o universo de Elizabeth e Darcy na tv. Nele, Amanda - uma apaixonada leitora de Austen - acaba trocando de lugar, sem querer, com Bennet e vai parar dentro do livro, enquanto a personagem principal experimenta a independência que o mundo 'moderno' lhe permite. Bom, nem preciso dizer que vai dar muita bagunça. Não sei se você já conhece, mas também vale o pote de sorvete e algumas horas de relax. http://www.youtube.com/watch?v=YCoozFUJ3do

    Beijo, beijo.
    http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Haha nunca tinha ouvido falar desse filme, adorei! Ainda mais pros fãs de Jane Austen, deve ser incrível, porque já pensou ir pra um lugar desses? Um lugar onde você pudesse se ambientar, na realidade, com determinado livro? Seria mais que maravilhoso D:

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Asylum" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, mas gostei bastante da dica
    Vou procurar para assisti
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir