25 de outubro de 2014

Upside Down

Upside Down (2012)
Dirigido por Juan Diego Solanas

Eu vi a indicação desse filme em um blog, assim que li a sinopse fiquei curiosa, pois prometia ser algo bem diferente. Assim que vi as imagens fiquei encantada e tive a certeza de que iria gostar. Baixei o filme para assistir, me apaixonei e recomendo a todos que assistam! O filme traz como cenário esse sistema soltar com planetas gêmeos, extremamente próximos, mas cada um com uma gravidade oposta ao outro. Nesse universo existem três regras básicas: a primeira é que cada objeto sofre o efeito da gravidade de onde pertence. A segunda refere-se a matéria invertida, um objeto pesado pode ser facilmente transportado usando como meio matérias pertencentes ao outro mundo, mas para isso deve-se ficar atento a terceira regra, pois matérias de mundos oposto que ficam em contato por muito tempo após algumas horas entram em combustão.


O planeta de baixo é extremamente pobre, enquanto o de cima é muito rico. O que conecta os dois mundos é a empresa Transworld, ela explora o petróleo existente no mundo abaixo, produz energia com esse no mundo superior, e revende a preços exorbitantes ao habitante do mundo inferior. As pessoas não circulam livremente entre os mundos, primeiramente porque cada um tem sua gravidade, é também porque aqueles do mundo de cima não vêem com bons olhos os habitantes de baixo. 


Adam (interpretado por Jim Sturgess) foi prejudicado pela Transworld, seus pais morreram por conta da empresa, ele foi obrigado a viver em um orfanato. Aos fins de semana lhe é permitido visitar uma tia excêntrica que produz comidas que tecnicamente pertencem aos dois mundos, já que o material que usa provém das abelhas que captam o pólen nos dois mundos. Para conseguir esse ingrediente é preciso andar por regiões altas e proibidas, onde os dois mundos quase se tocam. 


Vagando nesses lugares a pedido da tia ele conhece Eden (interpretada por Kristen Dunst) passeando pelo mundo superior. Eles se conhecem ainda crianças, se tornam amigos e com o passar do tempo se apaixonam. Para “driblar” a gravidade ele joga uma corda para o mundo dela, a puxa para o seu mundo, eles passam algum tempo juntos e depois ele a sobe novamente para o outro lado. Contudo, o envolvimento entre pessoas dos dois mundos não é permitida, e certo dia eles são descobertos. Adam tenta levar Eden de volta ao seu mundo, mas não o faz a tempo. Ele é pego, castigado, e a corda escapa de suas mãos e na queda ela se machuca gravemente. Depois desse incidente ele nunca mais a vê.


Passado dez anos Adam seguiu sua vida, sem jamais saber o que aconteceu com Eden. Então um dia ele vê Eden na tv, divulgando seu trabalho na Transworld. Com o objetivo de encontrá-la ele começa a trabalhar na empresa que tanto odeia. Eu não vou relevar como ele faz para burlar a gravidade do planeta, veja para descobrir, mas achei inteligente e divertido. Acontece que quando Adam a vê, ele descobre que ela não se lembra de nada devido ao acidente que sofreu, e agora ele precisa se aventurar e correr enormes riscos para vê-la e reconquistá-la. 

Assista ao trailer.

As imagens, os cenários desse filme são deslumbrantes, absurdamente lindos. Eu achei a trama muito interessante, bem diferente. O final foi um pouco esperado e um tanto quanto clichê, mas ainda assim bonitinho. Esse filme é maravilhoso, eu recomendo a todos que assistam!

Um comentário:

  1. Nossa, esse filme tem uma história muito diferente, e bem original. Fiquei curiosa com sua resenha, e se foi tão bem feito como você falou, o filme promete ser melhor ainda então!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Vem conferir o Especial de Halloween que tá rolando no blog!

    ResponderExcluir