24 de outubro de 2014

Outubro Rosa


O mês já está quase acabando e eu estou super atrasada com essa postagem! Apesar das eleições serem o grande destaque nas mídias nesse mês, outubro também é marcado pela campanha do “outubro rosa”. Eu acredito que a maioria das pessoas deva saber sobre o que se trata, mas para quem não sabe, eu vou dar um breve explicação. Esse movimento tem alcance mundial, seu objetivo é chamar a atenção para a atual realidade do câncer de mama e a importância do auto exame para a possibilidade de um diagnóstico precoce. O câncer é uma doença muito grave, eu que já perdi pessoas amadas para essa doença sei o quanto pode ser doloroso e que a descoberta da doença nos primeiros estágios pode ser de grande ajuda. O câncer de mama é um dos que mais afeta as mulheres, mas é um dos que tem grande chance de cura, por isso esse diagnóstico precoce é tão importante.


O meu objetivo com essa postagem inicialmente era fazer um alerta, dar um destaque a esse mês que é representativo para causa – mesmo sabendo que essa campanha deve seguir durante todos os meses do ano – e fazer uma singela homenagem, demonstrando o meu apoio, com os meus livros rosas. Na verdade essa ideia de homenagem foi da Carol Daixum, para o nosso blog em conjunto, o Meg’s Army. Estamos preparando essa postagem e logo ela vai ao ar, mas eu decidi falar sobre esse assunto no meu blog, pois acredito que quanto mais visibilidade essa campanha tiver, melhor. Acontece que esse mês eu acabei conhecendo o MT Mamma, a instituição da minha cidade que dá suporte para as pessoas com câncer de mama, vi o trabalho incrível que eles fazem e percebi que além do alerta geral, de dar o meu apoio, eu queria divulgar a instituição do meu estado, e como o trabalho dela que me fez perceber que todos podemos ajudar das mais de diferentes formas.


O meu encontro com o MT Mamma foi inesperado. Eu tinha uma grande quantidade de material para bordado, como lantejoulas e miçangas, parado. Uma coisa que eu não gosto é de acumular coisas que não são úteis, gosto de passar para frente, pois acredito que alguém precisa e pode fazer real uso. Acontece que eu não sabia quem poderia querer doações desse tipo de material, foi quando a minha mãe comentou que viu uma reportagem sobre o MT Mamma, que estava bordando camisetas para vender, divulgando o outubro rosa! Eu e minha mãe fomos à instituição deixar as doações e entramos para conhecer um pouco mais do trabalho. Cada voluntário que trabalha lá ajuda da forma que pode, psicólogos atendem, professores dão aula de dança, de hidroginástica, costureiras bordam. Você deve estar pensando: poxa, eu não sei fazer nada disso! Não tem problema porque você pode aprender, as pessoas estão dispostas a ensinar. Se ainda assim você achar que não tem “o dom”, tem outras coisas práticas que todos podem fazer como empacotar chaveiros, roupas, dobras as camisetas, separar por tamanho, trabalho é o que não falta! Às vezes você tem a vontade, mas não tem o tempo, então você pode comprar os produtos que eles vendem ou contribuir com doações. Se as suas condições financeiras não estão boas, você pode doar aquelas roupas e calçados que não lhe servem mais, já que eles fazem bazar. Se você tem linhas ou miçangas como eu, eles bordam. Você pode doar cabelos, lá eles fazem perucas e emprestam para aqueles que não têm condições de comprar. Além disso, você pode participar dos eventos beneficentes que eles organizam! Todo o dinheiro arrecadado é investido em remédios, exames, tratamentos e equipamentos para ajudar.


Para quem mora em Cuiabá você já pode começar a fazer a diferença hoje (24/10)! Está acontecendo nesse momento, na Praça Alencastro, uma ação do MT Mamma. Eles estão promovendo o dia na praça, um dia de ação social, que tem como principal objetivo alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce, informando o público que por ali passa. Além disso, estará acontecendo o bazar, assim como a venda das camisetas que a instituição produz. O evento vai ocorrer até as 17hrs de hoje, corra que dá tempo! Outro evento paralelo é a exposição de produtos da instituição com campanhas educativas que estão acontecendo no shopping Pantanal das 10h às 22h, até o dia 28/10. Além desses eventos, várias palestras educativas estão programadas para acontecer até o final do mês pela cidade. Para saber a programação completa ou obter outras informações, você pode entrar em contato pelos telefones (65) 3052-8758, (65) 9694-5272, (65) 8143-5252, (65) 9265-4169, ou entrar no site do MT Mamma clicando aqui. Além da agenda, lá você pode encontrar notícias, esclarecimentos sobre a doença, como fazer o auto exame, informações sobre a instituição, eventos, palestras, e como você pode entrar em contato para ajudar. O MT Mamma fica localizado na Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, n°11, Quadra 13 no Bairro Jardim Petrópolis. Se puder visite e ajude!

2 comentários:

  1. Campanhas de conscientização são sempre importantes pois salvam inúmeras vidas.
    Parabéns pela iniciativa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. Oie Dudi =)

    Aqui na revista em que trabalho aderimos a campanha também.
    Esse tipo de conscientização é sempre muito importante.

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir