9 de outubro de 2014

Hannibal - 1ª temporada

 
Eu tinha muita curiosidade em assistir a esse seriado pois já havia assisto a alguns dos filmes (O silêncio dos inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho) e sempre fui encantada pela sagacidade desse personagem. Eu nunca li o livro no qual ele foi inspirado, portanto não poderei fazer comparações nesse aspecto, mas posso garantir que o seriado tem qualidade e vai conquistar a todos.

Assista ao trailer.

Para quem não conhece Hannibal é um famoso serial killer, conhecido pela sua inteligência e pelo fato de comer parte das suas vítimas, sim, canibalismo. Os filmes lançados têm Anthony Hopkins no papel de Hannibal, sempre mostrando o personagem mais velho. No seriado temos um Hannibal Lecter mais novo, psiquiatra, auxiliando a traçar o perfil psicológico de seria killers para o FBI, o que é totalmente irônico já que alguns crimes ele mesmo cometeu. Ao começar a assistir a série, a minha primeira impressão é que o foco não estava em Hannibal (interpretado por Mads Mikkelsen) e sim em Will Graham (Hugh Dancy).


Will Graham foi afastado do FBI por não ter estabilidade, atualmente ele apenas da aula sobre investigação forense. Acontece que ele é convocado para voltar a campo como “investigador especial”. Will tem uma mente singular, ele é capaz de analisar uma cena do crime, ver os corpos, perceber os pequenos detalhes e compreender o estilo do assassino, o que ele deseja. Dessa forma ele consegue delimitar pistas acerca do perfil do assassino e ajudar em sua captura. O problema é sua instabilidade, quanto mais ele se aproxima dos seus casos, mais parece se misturar com as mentes que investiga. Por conta disso ele inicia um acompanhamento com um psiquiatra, que é ninguém menos do que o Dr. Hannibal Lecter. 


O foco que a princípio eu achava estar apenas em Will, que a cada episódio ajuda a solucionar um novo caso, acaba se dividindo com Hannibal a partir desse ponto. Ele fica extremamente interessado em Will, em como ele é capaz de entender sua mente (já que ele  pode entender a mente de assassinos) e deseja que esse seja seu amigo (por mais estranho que isso posso parecer... mas lembrando que o conceito de amizade para um psicopata não quer dizer muita coisa). Hannibal que eu acreditava que iria passar despercebido nessa primeira temporada na verdade está a todo o momento manipulando Will, os outros psiquiatras, outros psicopatas, assim como agentes do FBI. A cada episódio você percebe como Hannibal é um ser humano singular, extremamente inteligente, capacitado, conhecedor dos mais diversos assuntos, calmo, calculista, com um olfato sobre-humano (ele consegue detectar doenças através da mudança do cheiro da pessoa), um paladar refinado e uma habilidade incrível como cozinheiro. Ele não demonstra qualquer emoção (a não ser emoções falsas quando necessárias), ele sabe dissimular muito bem, fingir inocência como nenhum outro. Sua falta de expressões nesses momentos de tensões, quando as pistas se direcionam para ele mostram o quão frio ele é.
As manipulações de Lecter são incríveis, muito inteligentes. Will começa a se inserir profundamente na mente dos criminosos, começa a ter apagões, começa a duvidar de sua sanidade. Na realidade ele está muito doente, Hannibal percebe isso e por pura curiosidade esconde o fato, apenas para saber o que vai acontecer a Will. Mesmo em seus delírios Will entende que algo está errado, começa a investigar e a se aproximar cada vez mais da verdadeira identidade de Hannibal.


Já aviso que o seriado não é para aqueles de estômagos fracos, o espectador vai se deparar com totem de corpos humanos, cenas de assassinatos, sangues, tripas, plantações de cogumelos em corpos de pessoas vivas e muito mais. Contudo, eu senti falta de ver o Hannibal cometendo os crimes, dele dilacerando as pessoas, arrancando seus órgãos. Não há cenas de mortes e violência o envolvendo. Temos um caso de uma vítima que foi encontrada sem coração, então aparece Hannibal em sua limpa cozinha preparando um coração, mas não cenas dele com a vítima. Me lembro de uma das cenas do filme onde ele arranca um pedaço do cérebro da vítima ainda viva e o prepara na frente dele, senti falta disso (por mais nojento e violento que alguns possam achar). Apesar disso, tem algo muito interessante nesse seriado que fica no ar: estaria Hannibal servindo carne humana para os outros personagens? A todo momento ele prepara pratos, serve aos colegas, faz grandes jantares, a dúvida que fica é se a carne é realmente de porco como ele diz ou carne de alguma de suas vítimas.


O seriado ainda conta em seu elenco com Laurence Fishburne, o eterno Morfeus de Matrix, interpretando o agente especial encarregado Jack Crawford. Ele é quem convida Will para voltar a campo e força-o além de seus limites, apesar dos avisos da Dra. Alana Bloom. Alana é interpretada por Caroline Dhavernas, uma professora e psiquiatra que também ajuda a traça perfis para o FBI. Eu particularmente me irritei muito com esses dois, principalmente com Alana, por não confiarem minimamente em Will e suas suspeitas quanto a Hannibal. A atriz Lara Jean Chorostecki interpreta Freedie Lounds, uma jornalista de tablóides, que adora publicar seus escândalos e ajuda a denegrir a imagem de Will, aumentando a desconfiança sobre ele. Uma personagem que não tem como não odiar! No elenco ainda temos Scott Thompson interpretando Jimmy Price, Brian Zeller intepretado por Aaron Abrams e a agente especial Beverly Katz interpretada por Hettienne Park, os três investigam detalhes da cena do crime e dos corpos encontrados. 
O seriado é composto por 13 episódios. A segunda temporada já foi lançada e a terceira já foi aprovada. Em breve falo sobre a próxima temporada aqui.

3 comentários:

  1. Caaaaara, adoreeeiiii!!! Kkkkk. Adoro histórias do tipo! Amei a dica! Beijinhos
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Dudi =)

    Ahh!! Confesso que Hannibal não muito meu estilo de seriado não rs...
    Tenho estomago forte, mas nem tanto assim XD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Dudi,
    Acho que não tenho estômago para assistir esse seriado não hahaha! Sou fresca, bem fresca! =DD Mas para quem gosta, acho que é um prato cheio. Sabe o que eu imaginei? Imagina, estou indo almoçar na casa de alguém e corro o risco de comer carne humana? Deus me livre, fiquei neurótica hahaha!
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir