7 de outubro de 2014

Homens, dinheiro e chocolate

[regular]

Eu Recomendo: Homens, dinheiro e chocolate.
Autora: Menna Van Praag
Editora: Objetiva

Sinopse:
Maya tinha o desejo de cursar a faculdade e se tornar uma escritora, contudo, seus planos não saem como ela deseja. Sua mãe fica doente, ela abandona a faculdade para cuidar dela e depois que essa morre ela assume a loja de sua mãe o Café Cacau. Ela não resiste aos doces que faz para vender e acaba engordando, os negócios não vão bem, ela se sente infeliz com seu corpo, desiste de seus sonhos, se sente solitária. Homens, dinheiro e chocolate são assuntos constantes em sua vida. Certo dia uma senhora entra em sua loja e diz que ela deve correr atrás de sonhos, uma fagulha se acende e ela começa um processo de mudança. De forma lenta e ainda cometendo erros ela vai buscar compaixão, coragem e conexão.

Meu cantinho:
Eu comprei esse livro tem muito tempo, como era uma versão pocket e bem fina, criei o hábito de levá-lo na bolsa para ler enquanto espero no consultório, no banco, ou qualquer outro lugar. Eu comprei esse livro mais pelo título, sem saber exatamente o que esperar. Infelizmente fiquei um tanto decepcionada, pois a história parece um livro de auto-ajuda velado o que me fez levar ainda mais tempo para terminar a leitura.
Maya não conseguiu realizar seus sonhos, queria ser escritora, chegou de começar a faculdade, mas largou tudo para cuidar da mãe doente. Depois que ela faleceu, Maya assume definitivamente a confeitaria da mãe. Não era o que ela desejava, mas não conseguiu abandonar o sonho da mãe, aquilo no qual ela sempre trabalhou No café ela vende os mais variados tipos de doces e nunca resiste a comer uma bomba de chocolate, uma fatia de torta ou tomar um chocolate quente com muitas raspas. Isso faz com que ela engorde, se sinta feia e infeliz. Maya não costuma sair muito e não se envolve com muitos homens, ela não é atraente, é dependente, e carente. Além de problemas com a comida e com homens ela também tem problema com dinheiro já que o negócio está indo mal e as dívidas tem se acumulado.
Maya está infeliz quando certo dia uma senhora entra na loja e fala com ela, a senhora parece iluminar a vida de Maya, lhe dá dicas e essa tenta segui-las. Eu achei um tanto quanto forçado e surreal. Uma senhora desconhecida vem e fala um monte de coisas, algumas aparentemente bobas e sem sentido e Maya se sente profundamente tocada e inicia um processo de mudança. Ela decide fechar a loja durante duas semanas para escrever, nesse tempo ela se concentra tanto que quase não come e emagrece rapidamente, e por finalmente fazer o que ama se sente feliz. Isso desencadeia também uma maior segurança e coragem por parte dela que chama um de seus clientes para sair. Tudo parece estar indo bem até que seu manuscrito é rejeitado por todas as editoras, ela volta a comer, engorda, se sente insegura e se torna dependente de seu relacionamento, o que gera diversas situações complicadas que levam ao seu fim. Tudo parece dar errado até que outro desconhecido aparece em sua vida, lhe dá novos conselhos e ela parte novamente em busca de seus sonhos.
O texto às vezes é enfadonho com toda a repetição e coisas banais que todos já ouvimos diversas vezes: se ame, não desista de seus sonhos, cuide de você mesma. Eu achei as mudanças muito forçadas, pois é algo muito radical, que acontece de modo muito fácil por aconselhamento de total estranhos. O livro não era nada do que eu esperava. Contudo, para quem gosta do gênero, de livros voltados para a auto-ajuda é uma leitura válida. 

Volume único.

2 comentários:

  1. Gostei do seu comentário, pela sinopse eu achei que fosse um livro interessante. Mas pela sua resenha é um livro muto deprê e repetitivo. Adoro sua escrita! Beijosss
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Opaaaaa, também to precisando a lot dessas três coisas hahaha
    Nossa, só pela sua resenha eu não gostei do livro. Parece muito com a vida real, e já chega a nossa mesmo, né? Fora que meu deus, por essas depressões profundas que ela acabava entrando (porque sim, esse monte de comida é uma forma de fuga, e a baixa auto estima e falta de coragem só elucidam mais isso), ela devia ter um acompanhamento médico e tomar alguma coisa, sem brincadeira. Sempre temos nossos altos e baixos na vida, mas é necessário tentar manter a cabeça erguida e não se deixar cair de cara no chão de vez

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir